sábado, 18 de março de 2017

Filosofia(CATARSE)

Aristóteles: O Filósofo grego, nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. (aos 62 anos). Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.







 Poética (ou Περὶ ποιητικῆς – Peri poetikes, no título em grego) é o mais antigo dos trabalhos conhecidos de Aristóteles. Trata-se de uma compilação realizada por volta de 335 a.C., que busca sistematizar o formato e a estética dos gêneros literários gregos.






 Nesse livro ele define o que é a catarse:


 A Catarse é o meio através do qual o Homem purifica sua alma, através da representação trágica. Para ele, a tragédia é um estilo derivado da poética dramática, e consiste na reprodução de ações nobres, por intermédio de atores, os quais imitam no palco as desventuras dos heróis trágicos que, por escolhas mal realizadas, passam da felicidade para a infelicidade, provocando na platéia sentimentos de terror e piedade, purgando assim as emoções humanas.


 Candido Portinari: foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política. Umas das suas obras é Lavrador de Café. No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.








 Lavrador de café –(1934)








Nessa obra de arte, Candido Portinari mostra o árduo trabalho de um lavrador de café. Podemos perceber o cansaço do homem pela expressão em seu olhar. Pela sua estrutura física percebemos que ele trabalha durante muito tempo. Na pintura, o modelo aparece com os braços e pés maiores que o resto do corpo, o que demonstra a aproximação de Portinari com o expressionismo. Ao Lado do homem conseguimos ver uma árvore cortada que já mostra o desmatamento em pleno século XX. Ele deve estar olhando pra o lado direito, pois deve haver mais plantações de café que ele precisasse recolher os grãos, o olhar do lavrador parece ser também expressivo, como quem compreende o desmatamento, a exploração e devastação da flora. Outra figura que na obra não passa despercebida é o trem que cruza a lavoura de café, sabe-se que, na época, o trem era o meio de transporta utilizado para exportação do café para diversos países, ademais a figura reforça a valorização do trabalhador rural, que sustenta não somente o país como o mundo por meio da exportação já presente na época.



Conclusão: No lavrador de café, conseguimos perceber a catarse, pois em plena  década de 30, um pintor renomado na arte brasileira, remetia um lavrador de café ,como um negro (escravo). Mesmo terem se passado 46 anos que a lei  Áurea foi assinada pela princesa Isabel ,abolindo a escravidão no Brasil.



FONTES;-http://www.suapesquisa.com/aristoteles/-http://www.infoescola.com/filosofia/catarse/

-http://www.suapesquisa.com/biografias/portinari.htm -http://obviousmag.org/pintores-brasileiros/candido_portinari/o-lavrador-de-cafe-de-candido-portinari.html

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