quinta-feira, 30 de março de 2017
segunda-feira, 27 de março de 2017
O Cinema durante a Guerra Fria - N°20,21 e 27 1°MASP
domingo, 26 de março de 2017
Demonstrações do teorema de Pitágoras
Esse teorema é atribuído ao filósofo grego Pitágoras (570 - 495 aC), fundador da escola pitagórica, que baseava na matemática os estudos da natureza. Dessa forma ele procurava explicar tudo através dos números.
O Teorema de Pitágoras diz que, em um triângulo retângulo “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa: a² + b² = c² "
Existem várias maneiras de demonstrar o Teorema de Pitágoras. Vamos apresentar três demonstrações.
1. Demonstração com volumes de água
Trata-se de uma demonstração física do teorema, onde a largura dos três recipientes é igual para todos, de modo a que a relação dos volumes se possa reduzir à relação das áreas. O lado de cada quadrado corresponde ao respectivo lado do triângulo. Como resultado, é possível observar que o volume de água contida dos quadrados relativos aos catetos é exatamente igual ao volume necessário para preencher o quadrado da hipotenusa.
2. Demonstração com as medidas dos quadrados
Essa demonstração explica o teorema de Pitágoras através dos desenhos de quadrados nos catetos e na hipotenusa, medindo-os e comprovando que a soma dos quadrados dos catetos é igual a soma do quadrado da hipotenusa.3. Demonstração com quatro triângulos retângulos dentro de um mesmo quadrado
Esta última demonstração é desenvolvida através da movimentação e reagrupamento de quatro triângulos retângulos dentro um mesmo quadrado, provando que o teorema de Pitágoras está correto.
sexta-feira, 24 de março de 2017
terça-feira, 21 de março de 2017
ÚLTIMO BALUARTE
Desenhos rupestres Chauvet
As pinturas rupestres são uma das formas de expressão artística que mais impressionam os historiadores. O fato de terem sido realizadas há milhares de anos por seres humanos que são considerados primitivos intriga historiadores, demais estudiosos e amantes das artes em virtude da complexidade dessas expressões artísticas. Dentre as várias descobertas feitas sobre pinturas rupestres estão as realizadas na caverna de Chauvet, no Valon Pont-Darc, no sul da França.
A caverna foi descoberta em 1994 por Jean Chauvet, que ao percorrer a região em busca de grutas, encontrou uma pequena fenda nas rochas que o levou a uma extensa galeria sob um morro onde estava gravada em suas paredes uma rica produção artística do passado humano.
São 425 figuras de animais, sendo principalmente 65 rinocerontes, 74 leões e 66 mamutes, gravados nas paredes e estalactites das paredes da Caverna de Chauvet. Descoberta ao acaso por espeleólogos amadores, em 1994, as pinturas presentes na caverna são consideradas as mais antigas produções artísticas que se têm conhecimento.
O mais interessante é o nível de elaboração das representações pictóricas. Técnicas de sombreamento das imagens, de raspagem das paredes antes de pintá-las e o esfumaçamento das cores evidenciam a complexidade técnica desenvolvida pelos seres humanos do Paleolítico para expressar artisticamente as experiências de sua vida.A caverna é composta de várias salas onde estão pintados animais e seres humanos, principalmente partes do corpo humano, como as mãos ou o ventre de mulher. As pinturas impressionam pela complexidade artística em um período tão longínquo da existência das pessoas.
A explicação para a preservação dos desenhos está no fato de a entrada principal da Caverna de Chauvet ter sido fechada por volta de 21 mil anos atrás por rochas que se precipitaram após abalos sísmicos na região. Tal situação impediu alterações climáticas no interior da caverna que contribuíssem para a deterioração das obras de arte presentes em seu interior.
A caverna tem entrada rigorosamente restrita e controlada, para evitar danos às pinturas inestimáveis, sendo acessível apenas a alguns poucos pesquisadores.
segunda-feira, 20 de março de 2017
Laboratório de Química
LABORATÓRIO DE QUÍMICA VIRTUAL
O que é EPI?
São equipamentos de proteção individual
Ex.:
– Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
– Proteção respiratória: máscaras e filtro;
– Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
– Proteção da cabeça: capacetes
– Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
– Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
– Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
O que é EPC?
São equipamentos de proteção coletiva
Ex.:
– Sinalização de segurança
– Proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos
– Corrimão de escadas
– Capelas químicas
Normas de segurança
Nunca prove droga ou solução no laboratório e nem toque em produtos químicos, a menos que o professor tenha pedido.
-Permanecer todo o tempo de jaleco
-Usar calçados fechados
-Não ingerir alimentos no laboratório
-Cabelos longos sempre presos
-Não correr
-Experiências não autorizadas pelo professor são proibidas
Materiais e aparelhos de laboratório
Proveta:
Usada para medidas aproximadas de volumes de líquidos.
Erlenmeyer:
Usado para titulações e aquecimentos de líquidos
Bastão de vidro:
Usado para agitar soluções, transporte de líquidos e outros fins.
Pipeta Graduada:
Usada para medir volumes variáveis de líquidos
Vidro de relógio:
Usado em análise, para evaporações, pesagens e fins diversos
Pipeta volumétrica:
Para medir volumes fixos de líquidos
Balão volumétrico:
Usado para preparar e diluir soluções
Almofariz e pistilo:
Usado para triturar e pulverizar sólidos
Pisseta:
Usadas para lavagens e remoção de precipitados
Funil:
Usada na filtração e em
transferência de líquidos
Tenaz e espátula:
Usado para transporte de cadinhos e outros fins
Bureta:
Usada para medidas precisas de líquidos e também em análises volumétricos
Condensador:
Usado para cond
ensar os gases ou vapor na destilação
ensar os gases ou vapor na destilação
Funil de destilação:
Separação de líquidos.
Tubo de ensaio:
Usado em reações químicas e aquecimentos de substâncias diretamente sobre a chama de bico de bunsen
Reagentes (mais utilizados )
- Acetona
- Ácido acético
- Ácido clorídrico
- Ácido nítrico
- Ácido sulfúrico
- Água destilada
- Álcool etílico
- Amoníaco
- Azul de metileno
- Benzeno
- Bicarbonato de sódio
- Carbonato de cálcio
- Cloreto de cálcio
- Clorofórmio
- Éter
- Fenolftaleína
- Formol
- Hidróxido de sódio
- Permanganato de potássio
- Soda cáustica
- Sulfato de cálcio
- Sulfato de cobre
- Sulfato de potássio
Acetona com isopor (experiência de Química com reagentes)
O que é Química?
Química
O que é química?
A Química é um ramo das Ciências da Natureza que estuda a matéria, suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos.
A Matéria é o principal objeto de estudo da Química e pode ser definida como tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa, ou seja, todo o mundo material ao nosso redor e, inclusive, nós mesmos. Independentemente do formato, origem (presente no nosso planeta ou no universo) ou se vivo ou morto, não existe nenhum material que esteja fora do alcance da Química.
A Química tem um enorme impacto sobre a tecnologia e a nossa sociedade, pois seus estudos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de todos os ramos das ciências. Afinal de contas, é por meio do estudo da matéria que podemos entender as propriedades e as possíveis transformações que cada substância pode sofrer para, então, usar esse conhecimento em nosso benefício.
O que é Alquimia e para que serve.
Alquimia é a palavra que indica uma ciência mística conhecida como química da Antiguidade ou da Idade Média, que tinha como principal objetivo a transmutação de um elemento em outro.
Um dos principais objetivos da alquimia era transformar metais não preciosos em ouro, como por exemplo, chumbo em ouro. Assim, foram feitos vários esforços para criar a pedra filosofal, que teria a capacidade de transformar metais em ouro.
Outro dos alvos da alquimia era a criação do elixir da vida ou da imortalidade, que daria a imortalidade ou vida prolongada a quem o bebesse.
A Alquimia era uma prática muito antiga que combinava ciências místicas com várias áreas do conhecimento, como a Física, Química, Medicina, Arte,Metalurgia, Geometria e Filosofia.
Apesar dos vários esforços e dos seus objetivos nunca terem sido alcançados, os alquimistas foram responsáveis por várias descobertas e invenções (como a técnica do banho-maria para aquecer lentamente soluções e a criação da porcelana).
No século XVII Robert Boyle negou vários pressupostos alquimistas e lançou os primeiros alicerces da ciência atualmente conhecida como química, juntamente com Avogadro e John Dalton.
A palavra alquimia tem origem no árabe al-kimiya, que está relacionada com o conceito de química.
sábado, 18 de março de 2017
Filosofia(CATARSE)
Aristóteles: O Filósofo grego, nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. (aos 62 anos). Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
Poética (ou Περὶ ποιητικῆς – Peri poetikes, no título em grego) é o mais antigo dos trabalhos conhecidos de Aristóteles. Trata-se de uma compilação realizada por volta de 335 a.C., que busca sistematizar o formato e a estética dos gêneros literários gregos.
Nesse livro ele define o que é a catarse:
A Catarse é o meio através do qual o Homem purifica sua alma, através da representação trágica. Para ele, a tragédia é um estilo derivado da poética dramática, e consiste na reprodução de ações nobres, por intermédio de atores, os quais imitam no palco as desventuras dos heróis trágicos que, por escolhas mal realizadas, passam da felicidade para a infelicidade, provocando na platéia sentimentos de terror e piedade, purgando assim as emoções humanas.
Candido Portinari: foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política. Umas das suas obras é Lavrador de Café. No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.
Lavrador de café –(1934)
Nessa obra de arte, Candido Portinari mostra o árduo trabalho de um lavrador de café. Podemos perceber o cansaço do homem pela expressão em seu olhar. Pela sua estrutura física percebemos que ele trabalha durante muito tempo. Na pintura, o modelo aparece com os braços e pés maiores que o resto do corpo, o que demonstra a aproximação de Portinari com o expressionismo. Ao Lado do homem conseguimos ver uma árvore cortada que já mostra o desmatamento em pleno século XX. Ele deve estar olhando pra o lado direito, pois deve haver mais plantações de café que ele precisasse recolher os grãos, o olhar do lavrador parece ser também expressivo, como quem compreende o desmatamento, a exploração e devastação da flora. Outra figura que na obra não passa despercebida é o trem que cruza a lavoura de café, sabe-se que, na época, o trem era o meio de transporta utilizado para exportação do café para diversos países, ademais a figura reforça a valorização do trabalhador rural, que sustenta não somente o país como o mundo por meio da exportação já presente na época.
Poética (ou Περὶ ποιητικῆς – Peri poetikes, no título em grego) é o mais antigo dos trabalhos conhecidos de Aristóteles. Trata-se de uma compilação realizada por volta de 335 a.C., que busca sistematizar o formato e a estética dos gêneros literários gregos.
Nesse livro ele define o que é a catarse:
A Catarse é o meio através do qual o Homem purifica sua alma, através da representação trágica. Para ele, a tragédia é um estilo derivado da poética dramática, e consiste na reprodução de ações nobres, por intermédio de atores, os quais imitam no palco as desventuras dos heróis trágicos que, por escolhas mal realizadas, passam da felicidade para a infelicidade, provocando na platéia sentimentos de terror e piedade, purgando assim as emoções humanas.
Candido Portinari: foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política. Umas das suas obras é Lavrador de Café. No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.
Lavrador de café –(1934)
Nessa obra de arte, Candido Portinari mostra o árduo trabalho de um lavrador de café. Podemos perceber o cansaço do homem pela expressão em seu olhar. Pela sua estrutura física percebemos que ele trabalha durante muito tempo. Na pintura, o modelo aparece com os braços e pés maiores que o resto do corpo, o que demonstra a aproximação de Portinari com o expressionismo. Ao Lado do homem conseguimos ver uma árvore cortada que já mostra o desmatamento em pleno século XX. Ele deve estar olhando pra o lado direito, pois deve haver mais plantações de café que ele precisasse recolher os grãos, o olhar do lavrador parece ser também expressivo, como quem compreende o desmatamento, a exploração e devastação da flora. Outra figura que na obra não passa despercebida é o trem que cruza a lavoura de café, sabe-se que, na época, o trem era o meio de transporta utilizado para exportação do café para diversos países, ademais a figura reforça a valorização do trabalhador rural, que sustenta não somente o país como o mundo por meio da exportação já presente na época.
Conclusão:
No lavrador de café, conseguimos perceber a catarse, pois em plena década de 30, um pintor renomado na arte
brasileira, remetia um lavrador de café ,como um negro (escravo). Mesmo terem se
passado 46 anos que a lei Áurea foi
assinada pela princesa Isabel ,abolindo a escravidão no Brasil.
FONTES;-http://www.suapesquisa.com/aristoteles/-http://www.infoescola.com/filosofia/catarse/
-http://www.suapesquisa.com/biografias/portinari.htm
-http://obviousmag.org/pintores-brasileiros/candido_portinari/o-lavrador-de-cafe-de-candido-portinari.html
Assinar:
Postagens (Atom)