AMOR PLATÔNICO
Isabella Lemos-12
Catarina Dominguez-5
1º MASP
O que é o mundo das ideias?
O mundo das ideias, descrito por Platão, é o pensamento de que por trás da nossa realidade material, há uma realidade abstrata.Onde a perfeição é possível.Tudo que existe no planeta tem um formato.Como por exemplo as espécies tem uma forma parecida, isso quer dizer, que tem uma “forma” que cria tudo nesse mundo.Podendo existir um lugar onde as ideias são perfeitas e eternas.
O que é o mundo concreto?
O mundo concreto é o mundo onde vivemos, é composto pelas coisas que estão ao alcance de nossa visão,paladar, tato, olfato e audição.Segundo Platão, esse mundo é um engano e só conseguimos abrir o conhecimento das ideias verdadeiras, convertendo o mundo concreto pelo mundo das ideias.
O que é o amor platônico e onde ele se encaixa?
Amor platônico ele só existe no mundo das ideias, amor que apenas sentimos na nossa imaginação mas não colocamos em práticas, "os amores impossíveis".
O amor real é o amor correspondido. Este devolve em atos, atitudes e carinho, mas o amor platônico que dificilmente vai ser correspondido ele nao sai do campo da idealização. Nós podemos dizer, que o amor platônico quando ele passa para atitudes e é correspondido ele se transforma no amor real. Então quando você gosta de um artista famoso ou de um colega da escola que nunca te nota isso é um amor platônico e quando vc namora onde o seu amor e seu sentimento é compatível ao outro, isso é o amor real.
Bibliografia
https://www.google.com.br/amp/m.brasilescola.uol.com.br/amp/filosofia/platao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário